sexta-feira, 28 de outubro de 2016

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A secção de literatura inglesa cresce na Biblioteca Escolar do CBR.

O casal Elizabeth and Michael Brown teve a amabilidade de doar à nossa Biblioteca Escolar uma vasta coleção de livros que vão desde livros técnicos a romances e clássicos da literatura.
Agora já podes ler o “Harry Potter” ou “O Senhor dos Anéis” na sua versão original.


New English books at the CBR School Library.
Elizabeth and Michael Brown kindly donated a huge selection of English books of all genres to our School Library.
Our students are now able to read some of their favourite books like “Harry Potter” or “The Lord of the rings” in English.

















Oferta de marcadores de livros - MIBE 2016.

Inserido na comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), em outubro, a Rede de Bibliotecas Escolares de Olhão desafiou os alunos das escolas do concelho de Olhão a apresentar uma frase sobre a Biblioteca Escolar. Os alunos responderam à pergunta “O que significa a Biblioteca Escolar?”.

As melhores frases foram selecionadas e fazem parte de um conjunto de marcadores que serão distribuídos nas várias escolas do concelho de Olhão. Em seguida apresentamos as frases dos alunos do Colégio Bernardette Romeira.

A partir da próxima semana, até ao final do mês de outubro, iremos oferecer um marcador aos alunos e pais do CBR que requisitarem livros ou solicitarem um marcador na nossa Biblioteca Escolar.




Na Biblioteca Escolar cada livro é uma casa onde moram as palavras, escolhe uma e deixa-te levar! 
(Lorenzo Cecato 8º Ano)




A Biblioteca Escolar é onde a imaginação ganha asas para voar!
(Natacha Fernandes 8º Ano)




Na Biblioteca divertimo-nos à grande, como uma família. Jogos e jogos, livros e livros, isto é a nossa biblioteca!
(Inês Ye 6º Ano)



A Biblioteca Escolar é um lugar muito especial, de amizade e amor, onde podemos ler, jogar, ver filmes e estudar.
(Leonor Estevens 3º Ano)

Os superpoderes da leitura.

"E se te dissermos que ler te torna mais inteligente? E que ler te pode (quase) teletransportar para dentro de uma história, fazer o teu cérebro acreditar que estás mesmo a viver aquela aventura?"

Consulta o artigo "Os superpoderes da leitura" publicado pela Visão Júnior, na edição de outubro, para descobrires tudo o que os livros podem fazer pela tua cabeça.




Ler faz bem a quê?

  • Enriquece o teu VOCABULÁRIO, porque conheces palavras novas e podes descobrir novas maneiras de formar frases.
  • Ao folheares as páginas de um livro, treinas a tua capacidade de CONCENTRAÇÃO.
  • Torna-te mais CRIATIVO, porque descobres maneiras de encarares situações, e de resolver problemas que se podem basear naquilo que as personagens fazem.
     
  • Torna-te mais EMPÁTICO, ou seja, mais atento aos problemas dos outros. Quando te deparas com uma personagem que está a passar por um momento difícil, ficas solidário com ela e isso também pode passar para situações do teu dia a dia.
  • Abre-te HORIZONTES. Um livro pode contar-te histórias de pessoas que vivem em países muito diferentes do teu, com uma cultura completamente diferente da tua.
  • Ajuda a ADORMECER. Se a leitura noturna for um hábito, o teu corpo vai perceber que, depois de ler algumas páginas, está na altura de ‘desligar’ e adormecer.
  • Ajuda-te a PROGREDIR nos videojogos porque interpretas bem as mensagens dos vários níveis e consegues perceber os objetivos do jogo rapidamente.*

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A biblioteca escolar é uma “mini-casa”!

Seis alunos, dos 11 aos 18 anos, encontraram-se há dias com o humorista Ricardo Araújo Pereira para lhe explicar por que é que uma biblioteca escolar é tanto uma “mini-casa” como uma janela para o mundo. O humorista confessou que gosta de se perder nas estantes de uma biblioteca. Nesta sexta-feira estão novamente juntos para uma conversa mais alargada, numa conferência, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que assinala os 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares.

Ver notícia/vídeo:
www.publico.pt/multimedia/video/ricardo-araujo-pereira-e-os-crominhos-que-adoram-ler-20161014-110630


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Batalha dos Livros 2016/2017.

No mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), a Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira divulga o Regulamento do Concurso "Batalha dos Livros" para o Ano Letivo 2016/2017.

Este concurso incentiva a leitura autónoma realizada por alunos do 3º ao 12º ano de escolaridade. Encoraja a leitura de bons livros e a competição saudável entre pares. Este concurso é uma iniciativa da Rede Concelhia de Bibliotecas de Olhão (RBO).


A inscrição das equipas deverá ser realizada, na Biblioteca Escolar do CBR, durante o mês de outubro! Cada equipa, constituída por 4 elementos, deverá ter um nome e um lema.






Consulta alguns livros a concurso na tua Biblioteca Escolar!





terça-feira, 4 de outubro de 2016

"Aprende a descodificar o teu mundo" - MIBE 2016

"Aprende a descodificar o teu mundo" ("Learn to Decode Your World") é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).

Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.







"Aprende a descodificar o teu mundo" - MIBE 2016

"Aprende a descodificar o teu mundo" ("Learn to Decode Your World") é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).

Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.