quinta-feira, 28 de abril de 2016

Hora do Conto "A Ovelhinha Preta" na Biblioteca Escolar do CBR.

No âmbito do Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira e inserido no Projeto de Transição do Pré-Escolar para o 1º Ano do 1º CEB, o grupo de crianças de 5 anos e a turma do 1.º ano assistiram à adaptação da obra "A Ovelhinha Preta", de Elizabeth Shaw, incluída no Plano Nacional de Leitura. "A Ovelhinha Preta" é uma das obras integradas na Iniciação à Educação Literária do 1º ano de escolaridade.

A atividade contou com a participação dos alunos de ambas as turmas que foram convidados a interagir durante a dramatização. Esta “Hora do Conto” terminou com a realização de uma atividade de expressão plástica, a decoração de uma ovelha com lã preta e branca, explorando diversos padrões ao gosto das crianças.













“3ª Feira de Minerais” na Biblioteca Escolar.

Entre os dias 28 de abril e 4 de maio, a Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira irá dinamizar a “3ª Feira de Minerais”, com venda de minerais, fósseis e livros alusivos ao tema.

Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a nossa Feira, que terá lugar na Biblioteca Escolar e estará aberta das 17h00 até às 19h00.

Esta atividade está integrada no plano anual de atividades e apresenta os seguintes objetivos:
> Proporcionar o contacto com os recursos geológicos do nosso planeta;
> Relembrar conteúdos da disciplina de Ciências Naturais;
> Motivar os alunos para o estudo da Geologia,
> Angariação de fundos para a aquisição de materiais didáticos úteis à disciplina de Ciências Naturais.

Contamos com a vossa visita!


3ª Feira de Minerais na Biblioteca Escolar

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Encontro da Rede de Bibliotecas de Olhão "Contarolando".

A Rede de Bibliotecas de Olhão convida-o(a) a estar presente no Encontro "Contarolando" que se realizará nos próximos dias 3 e 4 de maio, na Biblioteca Municipal Dr. Mariano Gago - Olhão.
Inscreva-se já AQUI!






Consulte também o blogue do grupo: Aqui!

terça-feira, 12 de abril de 2016

O teu amigo Geronimo vem à tua escola!

No dia 20 de abril, entre as 15h00 e as 16h00, irá decorrer no auditório do Colégio Bernardette Romeira a atividade “O teu amigo Geronimo vem à tua escola”, dinamizada por Largebooks, em parceria com a Editorial Presença e com a colaboração da equipa da Biblioteca Escolar.



Destinada aos alunos do 1º Ciclo, esta atividade consiste na visita do Stilton e de uma colaboradora que contará uma história às crianças. O início da sessão irá começar com a apresentação de um vídeo sobre o universo do Stilton.
No final, o Geronimo Stilton responderá às perguntas, entregará um saco de brindes a cada criança e será feita uma sessão de autógrafos.

Esta ação destina-se essencialmente à promoção da leitura e dos livros do Geronimo Stilton.
Os alunos que não tragam o livro de casa ou que não adquiram na sessão, receberão um autógrafo no bloco que será oferecido juntamente com os restantes brindes.

Enquanto que o Geronimo Stilton não chega ao nosso colégio, os alunos poderão consultar a coleção de livros que a Biblioteca Escolar do CBR já possui.


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Hora do Conto na Biblioteca Escolar - “O Misterioso Roubo dos Dentões / The Mistery of the Missing Teeth”.

Nos dias 7 e 8 de abril, a Biblioteca Escolar recebeu a visita da autora Ligia Pereira Boldori para dinamizar uma Hora do Conto onde apresentou o seu novo livro “O Misterioso Roubo dos Dentões / The Mistery of the Missing Teeth”. 
Os alunos do 1º Ciclo escutaram com muita atenção a história do Luca, contada de forma cativante pela autora. No final das sessões procedeu-se à tradicional sessão de autógrafos.

“O Misterioso Roubo dos Dentões – The Mystery of the Missing Teeth” é o primeiro livro bilíngue da Coleção De Pernas Pro Ar – The Upside Down Collection. Esta obra literária e didática, em género de “conto de fadas”, apresenta aos mais novos os conceitos de hábitos de higiene oral e conhecimentos sobre a dentição. Para além disso, este livro apresenta ainda várias ilustrações para serem coloridas.



Em seguida poderá consultar mais informações sobre o livro “O Misterioso Roubo dos Dentões – The Mystery of the Missing Teeth”

A "Hora do Conto" é muito importante para suscitar o interesse das crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. As histórias estimulam a imaginação, a curiosidade e o gosto pela descoberta.






3º e 4º Anos

1º Ano
2º Ano
2º Ano
1º Ano

2º Ano
1º Ano







quinta-feira, 7 de abril de 2016

Dia Mundial da Saúde (7 de abril) - Sugestões de Leitura






O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril.

A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.

Cada ano, a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde e que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. O tema do Dia Mundial da Saúde de 2016 é a diabetes, estando programado o lançamento do primeiro relatório mundial sobre a doença.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e para desenvolver atividades com vista à promoção do bem estar das populações, assim como de promover hábitos de vida saudáveis. Nas escolas portuguesas realizam-se várias atividades escolares para incutir aos alunos a importância da manutenção de um estilo de vida saudável.*

*http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-saude/


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Dia Mundial da Atividade Física - Sugestões de Leitura.

O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se a 6 de abril.

Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, tais como:
  • evita o excesso de peso e a obesidade
  • previne o aparecimento de doenças
  • reduz a tensão arterial
  • melhoria da auto estima
  • redução do stress
  • contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico
O recomendado é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.

A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.*



No Dia Mundial da Atividade Física, a Biblioteca Escolar do CBR apresenta como sugestão de leitura os livros seguintes.