quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Aprende a jogar Damas na tua Biblioteca Escolar!

A Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira desafia os alunos do CBR a virem jogar Damas todas as segundas e quartas-feiras, entre as 17h15 e as 18h15. Esta atividade é dinamizada pelo Encarregado de Educação Carlos Campaniço que se disponibilizou para vir ensinar este jogo de estratégia, caraterizado por um número ilimitado de manobras e surpresas.
Esta atividade destina-se tanto aos iniciantes no Jogo de Damas, quanto aos iniciados que desejam aperfeiçoar-se.
A Biblioteca Escolar agradece a disponibilidade deste Encarregado de Educação na dinamização desta atividade para a comunidade educativa do nosso colégio.


Hora do Conto “Simão Mentiras” na Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira.

Inserido nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o Colégio Bernardette Romeira recebeu no dia 23 de outubro, a Hora do Conto “Simão Mentiras”, dinamizada pela Biblioteca Municipal de Olhão. Os alunos da sala dos “Cavalos Marinhos Curiosos” (5 anos) escutaram com muita atenção a história “Simão Mentiras”, contada de forma cativante pela animadora Iolanda do Ó. No final da história, os alunos foram convidados a participar no reconto do livro.
Mas esta “Hora do Conto” trazia uma surpresa e terminou com o conto do “Capuchinho Vermelho”. Iolanda do Ó encantou os nossos alunos com um fantoche muito especial “3 em 1”, que se transformava em três personagens: o Capuchinho Vermelho, a “Avó” e o “Lobo Mau”.

A "Hora do Conto" é muito importante para suscitar o interesse das crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. As histórias estimulam a imaginação, a curiosidade e o gosto pela descoberta.










O livro “Simão Mentiras

E, se o diz Simão, será verdade... ou não? Simão Mentiras submerge na difusa linha entre o real e o imaginário dos mais pequenos, capazes de dar vida às personagens que habitam na sua imaginação, ao ponto de nos fazer duvidar acerca daquilo que é verdade e daquilo que é mentira. Entre os processos que regem a criatividade na infância, a fantasia ocupa um lugar dominante. A percepção da realidade e a interacção com o mundo através da fantasia está sempre presente nas diversas formas de comunicação dos mais novos. O protagonista desta história percebe e expressa a realidade como um jogo fantástico ao serviço de uma finalidade concreta: fala de lobos, raposas e gatos que estão na sua imaginação. Mas a fantasia tem um carácter efémero e não chega à materialidade da percepção; por isso Simão, tal como os leitores, terá que discernir entre fantasia e realidade no momento oportuno, precisamente no momento de terminar o conto.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

“Leituras Encenadas” no Colégio Bernardette Romeira.

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o Colégio Bernardette Romeira recebeu no passado dia 20 de outubro a atividade “Leituras Encenadas” de textos do património literário olhanense, pelo grupo de teatro "A Gorda" e pelo Serviço de Cultura e Juventude do Município de Olhão. No auditório do CBR reuniram-se as turmas do 5º, 6º e 8º anos do 2º e 3º ciclos.
Esta atividade é o resultado da parceria entre o grupo de teatro a Gorda, a Divisão de Cultura de Olhão, a Rede de Bibliotecas de Olhão (RBO) e o grupo Leya.






terça-feira, 21 de outubro de 2014

Novidades na Biblioteca Escolar do CBR!

A Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira agradece aos irmãos Gonçalo Cardoso (1º ano) e Mafalda Cardoso (5º ano) a oferta de vários livros infantis.





sexta-feira, 10 de outubro de 2014

OUTUBRO - Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Este ano, o dia 27 foi escolhido pelo Gabinete de Rede de Bibliotecas Escolares como o "Dia da Biblioteca Escolar" em 2014.
Assim, durante o mês de outubro vão ser dinamizadas várias atividades pela Rede de Bibliotecas de Olhão nas quais o Colégio Bernardette Romeira também irá participar:
- Hora do Conto | Pré-escolar
- Conversas com a escritora Ana Maria Magalhães | 1º Ciclo
- Leituras Encenadas | 2º e 3º Ciclos e Secundário
- Olhão a Ler




A International Association of School Librarianship (IASL) propôs, como tema aglutinador, "A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias".​)