segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.



Integrado na Operação 7 Dias com os Media, projeto nacional destinado à sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media tradicionais e de nova geração ocupam no seu quotidiano, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), lançam o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.

A iniciativa, dirigida alunos do ensino básico e secundário, pretende fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor.

A participação é feita através da produção de Dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formato áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz.

Os autores dos trabalhos vencedores de cada categoria (alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico; alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário) serão distinguidos individualmente com um tablet.

Consulta o Regulamento do Concurso.

Concurso Uma Aventura... Literária 2013!




Os trabalhos e fichas de participação devem ser enviados até ao dia 15 de Fevereiro de 2013 (os participantes que submeterem a sua inscrição pela internet e anexarem o trabalho não necessitam de enviar o trabalho por correio. Podem também submeter a inscrição pela internet e enviar o/os trabalhos por correio) para:

Concurso Uma Aventura… Literária 2013

Editorial Caminho - Rua Cidade de Córdova nº 2 – 2610-038 Alfragide
Para mais informações contactar directamente, em dias úteis das 10.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h, Catarina Cruzeirio através do telefone : 214272286, e-mail: fantastico@caminho.leya.comou pelo correio para: Editorial Caminho – Rua Cidade de Córdova nº 2 – 2610-038 Alfragide.

Jogo da Língua Portuguesa - Solução do desafio da semana anterior e Novo Desafio (28 de janeiro a 3 de fevereiro).



Novo desafio (28 de janeiro a 3 de fevereiro)





quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pollock by Pré-Escolar (5 anos).

No passado dia 21 de janeiro, a Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira apresentou o artista do mês de janeiro – Jackson Pollock – aos alunos da Sala das Tartarugas Curiosas do Pré-Escolar (5 anos). Esta atividade foi constituída por duas partes:
  • Apresentação biográfica do pintor e explicação da técnica “Drip Painting”; 
  • Elaboração de pinturas inspiradas na técnica “Drip Painting”, consulta do livro “Pollock” e desenho digital através da aplicação online www.jacksonpollock.org.
No dia seguinte as “Tartarugas Curiosas” visitaram a Biblioteca Escolar e afixaram os seus trabalhos, que estarão em exposição até ao dia 1 de fevereiro.








Consulta do Livro Pollock.


Desenho digital online - www.jacksonpollock.org/


Exposição na Biblioteca Escolar do CBR "Pollock by Pré-Escolar (5anos)"



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Jogo da Língua Portuguesa - Novo desafio (14 a 20 de janeiro).

A solução deste desafio será revelada no dia 21 de janeiro.

Jogo da Língua Portuguesa - Solução do desafio anterior (10 a 16 de dezembro)!



Atividade "Dá um título a estes quadros!".

Este mês de janeiro a Biblioteca Escolar do CBR propõe um desafio aos seus alunos: sugerir um título para as seguintes três obras de Jackson Pollock:
(O título das obras só será revelado no dia 1 de fevereiro).


O título desta obra será revelado no dia 1 de fevereiro.


O título desta obra será revelado no dia 1 de fevereiro.


   
O título desta obra será revelado no dia 1 de fevereiro.  



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Estante Temática do mês de janeiro - Pintura









Artista do mês de janeiro - Jackson Pollock

O pintor norte-americano Jackson Pollock tornou-se famoso com as suas pinturas “pingadas”, compostas por um emaranhado de linhas e salpicos de cor.


 



JACK, O PINGADOR!

Para criar os seus quadros, Pollock inventou um novo método de trabalho. Dispunha a tela no chão e pingava, derramava e salpicava tinta para cima dela, o que lhe valeu a alcunha de “Jack, o Pingador”.

QUADROS ABSTRATOS

As pinturas pingadas são quadros abstratos, o que quer dizer que não tentam mostrar qualquer espécie de cena da vida real.
Em vez disso, Pollock criava padrões que são igualmente um registo dos movimentos que fazia ao pintar—arcos arrebatados e salpicos inesperados.
Por isso, no fundo, estes quadros são sobre ação implicada na sua criação.

  REPARA...

À primeira vista, pode parecer confuso e aleatório, mas Pollock insistia que “não tem nada de acidental”. Quando pintava, todos os seus movimentos eram intencionais e controlados. As pessoas que o viam diziam que era como assistir a um bailado, cheio de ritmo e energia.


Convergência, número 10. 1952.
Óleo e tinta de esmalte sobre tela, 237,49 x 393,7 cm. Buffallo, NI, Albright-Knox Art Gallery.
Mural, 1943/44. Óleo sobre tela, 247 x 605 cm. Cidade de Iowa, IA, The University of Iowa Museum of Art.


Verão: Número 9A, 1948. Óleo e tinta de esmalte sobre tela, 84,5 x 549,5 cm. Londres, Tate Gallery.


Consulte o Resumo Biográfico de Jackson Pollock




Painel - Artista do mês de janeiro - Jackson Pollock


Painel - Artista do mês de janeiro - Jackson Pollock