quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Artista do Mês de dezembro - Charlie Chaplin

Charlie Chaplin
(1987-1977)


Nascido nos bairros vitorianos de Lambeth em Londres, Charles Chaplin morreu na Suíça como o rico Sir Charles.
Tornou-se um dos mais famosos homens do mundo com mais de 60 curtas-metragens mudas antes de 1920 e um conjunto de filmes inesquecíveis.

Em 1913, Charles Chaplin, filho de artistas do espetáculo, foi para os Keystone Studios de Make Sennet em Hollywood apareceu em dezenas de curtas-metragens cómicas. Em Charlot Fotogénico (1914) apareceu, pela primeira vez, como Charlot, uma personagem que interpretaria até 1936. Chaplin começou cedo a realizar e a escrever os seus próprios filmes, afastando-se gradualmente das técnicas imperfeitas das outras comédias da época.




O Cinema Mudo

O cinema mudo é um filme no qual não existe fala de acompanhamento sendo substituído normalmente por músicas ou efeitos sonoros. Nos filmes mudos para o entretenimento, o diálogo é transmitido através de gestos suaves, mímica e letreiros explicativos.
O cinema mudo foi um grande avanço da criatividade para os cineastas. Um dos que mais se destacou foi o famoso Charles Chaplin que além de diretor era produtor, compositor e ator dos seus filmes. Ele fazia com que a música mostrasse todo o sentimento que queria passar a todos.





Esta pesquisa foi realizada pelos alunos da turma do 6º ano.

Atelier Criativo - Decoração de Árvores de Natal.






segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Estante Temática e Cantinho do mês de dezembro - É Natal!
















Distribuição de material informativo na véspera do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - 1 de dezembro.

Na véspera da comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, a equipa da Biblioteca Escolar entregou aos alunos do CBR um "Kit" de divulgação sobre a prevenção da Sida.



Distribuição de material informativo.





O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de dezembro.
Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA.

A sida (síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo VIH (vírus da Imunodeficiência Humana) que ataca o sistema imunitário do organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.

A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou estão infetadas com a doença.
A SIDA ou VIH foi sinalizada no ano de 1981 e já matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.

Comemoração da Restauração da Independência!

Material informativo na Biblioteca Escolar do CBR sobre a "Restauração da Independência".


O Domínio Filipino 

Após a vitória sobre D. António, Filipe II de Espanha foi aclamado rei de Portugal em 1581 com o nome de Filipe I.
Iniciou-se, então, o domínio filipino, período de tempo em que o nosso país foi governado por reis espanhóis. 
Ao ser aclamado rei, Filipe I jurou respeitar a autonomia de Portugal, comprometendo-se a cumprir com as seguintes promessas: a língua oficial continuaria a ser a língua portuguesa; a moeda não seria alterada; o governo dos territórios nacionais seria sempre entregue a portugueses; o comércio com o Oriente, África e Brasil seria só feito por portugueses.
Durante o reinado de Filipe I, estas promessas foram cumpridas, mas deixaram de o ser durante os reinados de Filipe II e Filipe III. 

Espanha tinha entrado em guerra com a Holanda, Inglaterra e França, e Portugal viu-se envolvido num conflito que não era seu!
Foi o povo quem primeiro sentiu as dificuldades e quem primeiro se manifestou, revoltando-se contra esta situação!
A nobreza, também descontente, começou a reunir-se em segredo, isto é, a conspirar para derrubar os representantes de D. Filipe III.

A Revolta de 1640 

No dia 1 de dezembro de 1640, pelas 9 horas, um grupo de cerca de 40 nobres reuniu-se no Terreiro do Paço e atacou o palácio real aproveitando o momento em que as tropas espanholas estavam a tentar controlar uma revolta em Espanha! Mataram e atiraram pela janela o secretário de Estado, o português Miguel de Vasconcelos, prenderam a Duquesa de Mântua (representante do governo espanhol) e, das janelas do Paço, proclamaram o Duque de Bragança,
D. João IV como rei de Portugal.

Assim foi restaurada a Independência de Portugal!!!


Jogo da Língua Portuguesa - Solução do desafio da semana anterior e Novo Desafio (3 a 9 de dezembro)!



  
Novo Desafio