terça-feira, 23 de outubro de 2012

1ª Feira do Livro e Jogos Pedagógicos do Ano Letivo 2012/2013.

Entre os dias 24 de outubro e 9 de novembro de 2012, a Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira apresenta a 1ª Feira do Livro e Jogos Pedagógicos do Ano Letivo 2012/2013.

Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a nossa Feira, que oferece 20% de desconto já incluído no preço do livro, e que terá lugar na Biblioteca Escolar durante as próximas semanas, entre as 13h00 e as 18h30.

As editoras que estarão presentes na Feira são: Edicare, Climepsi Editores, Padrões Culturais Editora e LargeBooks.


Esta atividade está integrada no plano anual de atividades e apresenta os seguintes objetivos:

    * Suscita o interesse da comunidade educativa pela leitura;
    * Manuseia diversos tipos de livros;
    * Contacta com diversos materiais e jogos educativos;
    * Desperta a curiosidade intelectual.

Aguardamos a vossa visita!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Exposição "A Alimentação".

A Biblioteca Escolar convida a comunidade educativa a visitar a exposição "A Alimentação", de 22 a 31 de outubro, composta por trabalhos e folhetos informativos realizados pelos alunos das turmas do 1º ano do 1º CEB, do 6º ano do 2º CEB e do 7º ano do 3º CEB.

Esta exposição enquadra-se no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).


Trabalhos realizados pela turma do 6º ano.

Pirâmide Alimentar realizada pela turma do 1º ano.
Pirâmide Alimentar realizada pela turma do 1º ano.
Folhetos informativos realizados pelos alunos da turma do 7º ano.





Jogo da Língua Portuguesa! Todas as semanas um novo desafio!

Todas as semanas, na Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira, será lançado um novo desafio do Jogo da Língua Portuguesa no qual alunos a partir do 3º ano e comunidade escolar poderão participar!

A solução deste desafio será afixada na Biblioteca Escolar e publicada no Blogue da Biblioteca na segunda-feira seguinte. Também poderá descobrir a solução à sexta no Postal do Algarve com o jornal Público.




O JOGO DA LÍNGUA PORTUGUESA é uma iniciativa das Bibliotecas Paula No-gueira do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, em Olhão que tem como objetivo principal promover a correta utilização da Língua Portuguesa.

Esta iniciativa vai já na 5ª Edição, tendo-se iniciado no ano letivo 2008/2009, e conta com os seguintes parceiros:
Jornal regional Postal do Algarve que, semanalmente, divulga os problemas e as soluções deste jogo; Casa da Juventude de Olhão; AE José Carlos da Maia; AE João de Deus (Faro); AE D. Afonso III (Faro); AE Dr. Alberto Iria (Olhão); AE de Estoi (Faro) ; AE de Castro Marim (Vila Real de St. António) ; AE Professora Dia-mantina Negrão (Albufeira); AE D. Paio Peres Correia (Tavira); AE Montenegro (Faro); Colégio Bernardette Romeira (Olhão); AE Dr. João Lúcio (Fuseta); AE Joaquim Magalhães (Faro); AE do Montenegro (Faro); AE José Belchior Viegas (São Brás de Alportel), ES Francisco Fernandes Lopes (Olhão).

Desafio da Semana








sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mais uma oferta para a nossa Biblioteca Escolar!

A Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira agradece à Sra. Ilidia Sério, avó das alunas Francisca Rosa (7º ano) e Catarina Rosa (9º ano), a oferta dos livros:

  







segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Luana Cella e as aventuras de Anita!

A Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira agradece à aluna Luana Cella do 7º ano a oferta de vários livros da coleção Anita.




 Anita

Anita é uma criação do ilustrador belga Marcel Marlier, com textos de Gilbert Delahaye, que após o seu falecimento, em 1997, foram continuados pelo filho do próprio Marcel, Jean-Louis Marlier.
A coleção teve início em 1954 mas em Portugal foi lançada apenas em 1965, com o título Anita dona de Casa, publicada pela editora Verbo, que desde então já lançou mais de 40 títulos.
Anita é conhecida por diferentes nomes consoante os países de edição: no país de origem chama-se Martine, em Espanha, Martita, Debbie, nos Estados Unidos, Mimmi, na Suécia, Cristina, na Itália, entre outros.

Os livros da coleção de Anita retratam as aventuras diárias de uma rapariga, com a idade entre os 5 e os 7 anos, quase sempre acompanhada nas suas peripécias pelo seu cão Pantufa. Os textos são simples e acompanhados de ilustrações fantásticas.
Anita representa a curiosidade que todas as crianças nutrem pelas coisas, o amor pela natureza e ensina-nos a importância dos valores.
Hoje em dia Anita continua a ser um êxito editorial.


Marcel Marlier 



Marcel Marlier foi um talentoso ilustrador belga, (18 de novembro de 1930 – 18 de janeiro de 2011), nascido em Herseaux.
Para além de ter ilustrado Anita, este artista foi também criador de outros títulos. O seu traço é inconfundível. Marcel utilizava várias técnicas, como a aguarela, principalmente nos trabalhos iniciais, mas preferia o guache, pois permitia maior rapidez na elaboração dos seus desenhos  e possibilitava  posteriores retoques. As suas pinturas são minuciosas, repletas de cor e luz.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ricardo Borges e as Crónicas do Vampiro Valentim!

A Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira agradece ao aluno Ricardo Borges do 5º ano a oferta dos livros:

  • Coleção Crónicas do Vampiro Valentim: Só se morre duas vezes; O livro que se lê de olhos fechados; Apanhem-me se puderes; Operação "Espelho Meu"; O Mundo de lá; Vem aí cometa negro!, de Álvaro Magalhães
  • Diário de um Banana 2, O Rodrick é terrível, de Jeff Kinney













quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mais uma contribuição para a nossa Biblioteca!

A Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira agradece à aluna Sofia Castelo do 3º ano a oferta dos livros: 
  • O meu livro de flauta, de Christine Swift
  • Porque será? Animais bebés, de Hannah Wilson e Nicki Palin
  • Contos de Natal, de Clara Mira Godinho
  • Winnie the Pooh, De susto em susto, Disney
  • Winnie the Pooh, Descobre os perigos, Disney

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Obrigada Guilherme e Madalena Camacho!

A Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira agradece aos alunos Guilherme (6º ano) e Madalena Camacho (4º ano) pela oferta do livro Ismael e Chopin, de Miguel Sousa Tavares.


Madalena Camacho (4º ano)




Sinopse
Ismael é um coelho bravo que vive no bosque. Dos seus 51 irmãos, foi ele o escolhido pelo pai, o respeitado Coelho Maltese, para ficar junto de si e aprender tudo o que ele tinha para ensinar: todos os segredos do bosque, todos os segredos do mundo. A Ismael, o pai aconselha-o, entre outras coisas, a ter cuidado com os homens, esses bichos inteligentes que escrevem a língua que falam. Mal sabe Coelho Maltese que a abertura ao mundo o levará a conhecer a música e, sobretudo, a figura memorável de um jovem músico chamado Chopin.

Já doente, Chopin refugiou-se numa casa meio abandonada, e passa os dias a tossir; quando chega a noite, senta-se ao piano e toca. Aos poucos, atraído pela música grandiosa, Ismael perde a timidez inicial e, cheio de cautelas, vai-se aventurando. Ao ser descoberto, e directamente interpelado pelo genial pianista, o coelhinho bravo descai-se e revela o seu dom, apesar de ter prometido ao pai que nunca o faria. Sim, porque Ismael tem um dom: consegue entender a língua humana e, mais, fazer-se entender através da nossa linguagem de homens.

O que poderá resultar de tão singular e tocante relacionamento? *
* informação in wook.pt

terça-feira, 9 de outubro de 2012

A nossa Biblioteca é para todos!

Ajude a nossa Biblioteca Escolar a crescer contribuindo com livros e audiovisuais!

Os livros e audiovisuais doados terão uma referência de agradecimento ao benfeitor.
Os mesmos livros devem ser entregues na Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira.

Obrigada pela sua colaboração!