quarta-feira, 20 de junho de 2012

Exposição - Viagem de Finalistas da Turma do 9º ano a Barcelona!




Nos dias 19 a 22 de março de 2012, os Finalistas do 9ºano do Colégio Bernardette Romeira realizaram a tão esperada viagem a Barcelona, no sentido de conhecer a cidade catalã que tanto fascina quem a visita. 
No 1º dia (19 de março), a aventura iniciou-se por volta das 03h30, com a deslocação, numa primeira fase, para o Aeroporto de Sevilha, onde apanhámos o avião para Barcelona. Após uma viagem bem-sucedida, os alunos dirigiram-se para o Porto de Barcelona onde visitaram o miradouro de Cristóvão Colombo, magnífica torre com uma vista fenomenal da cidade de Barcelona, principalmente do seu porto marítimo. Porto que visitámos através de um passeio de barco cuja principal particularidade era a sua estrutura que permitia ver o fundo, é claro que procurámos, mas não encontrámos qualquer peixe. Mas peixes era o que não faltava no Aquarium de Barcelona, o maior da Europa, onde contactamos com todo o tipo de espécies marinhas, tubarões, peixes lua, peixes palhaço, uma enorme variedade de espécies de águas mais frias, percorrendo inclusive os trópicos. 

Após uma noite bem merecida, os alunos visitaram o Bairro Gótico, enorme pela sua diversidade de construções deste estilo, onde se destaca a Catedral de Barcelona, que impressiona pelo seu exterior. Ainda deu tempo, para a visitar algumas lojinhas de “souvenirs” típicos desta cidade.
 O Museu Picasso foi o segundo ponto de paragem, pois conhecer a obra de um dos maiores pintores de Espanha e do mundo era essencial. Apesar de ser um pintor que se destacou pelo Cubismo, no museu havia muitas obras da sua juventude em que experimentou outros estilos artísticos como o Impressionismo e o Expressionismo. A tarde foi ocupada com um passeio caracteristicamente barcelonês, as Ramblas, onde podemos encontr toda a diversidade de artigos, desde lojas especializadas em apenas um artigo até grandes superfícies.
O programa para a noite foi dividido entre a ida ao jogo de Barcelona contra a equipa de futebol do Granada ou ir ao centro comercial. Quem optou por ir ao jogo viu um dos melhores jogadores do mundo (porque o melhor é o Cristiano Ronaldo) Messi a fazer um hat-trick contra o Granada, o resultado final foi 5 para o Barcelona e 3 para o Granada, mas o que os finalistas reteram mais, foi a sensação espetacular de estar no maior estádio da Europa, a viver momentos intensos no Camp Nou.
No dia seguinte (21 de março), apesar de estar um dia chuvoso, decidimos visitar o parque Guell, onde apesar da “molha” que apanhamos, tirámos algumas fotos artísticas. Depois da chuva, o programa continuou com a ida a Zona de Montjuich, para ver também a panorâmica da cidade de Barcelona através de uma viagem de Teleférico e Funicular. No Museu Nacional d'Arte da Catalunha contactámos com a arte da região desde o Românico até ao Modernismo (novamente quadros de Picasso, mas também de Salvador Dali).
Para terminar o dia de forma doce, visitámos o Museu do Chocolate, aqui a originalidade estava no bilhete de ingresso, um chocolate. Aí, visualizámos diversas esculturas produzidas com chocolate, desde a narração da história do chocolate até aos monumentos de Barcelona e heróis da banda desenhada. O dia terminou com um jantar confecionado por todos e muitos tachos para lavar.
Finalmente, no último dia, o ponto alto foi a visita ao Estádio do FC Barcelona, onde realizámos o Barcelona Experience, começámos a visita no Museu, onde admirámos todos os troféus da equipa, inclusive as taças da Champions e as bolas de ouro do Messi. Também encontrámos muitas referências de jogadores portugueses como o Figo, Vítor Baía e o Fernando Couto. A visita prosseguiu com a entrada nos bastidores do Estádio, Balneários, zona mista, relvado, bancos de suplentes e os camarotes da Imprensa, a zona VIP foi nos interdita, infelizmente.
A visita terminou com a ida a loja de lembranças, onde contactámos com os diversos produtos da marca Barcelona.
Com a viagem quase no final, faltavam dois lugares de destaque na cidade catalã, o primeiro, motivo de interesse pela arquitetura e por ser um ícone incontornável, A Sagrada Família, que não havíamos visitado no 1º dia e o segundo, que deslumbra-nos mais, o Hard Rock Caffe de Barcelona, com uma decoração exuberante, do qual se destaca o Cadillac na zona do bar, juntamente com todas as relíquias de artistas como os Pink Floyd, Foo Fighters, Led Zepellin, Aerosmith, Shakira e muitos mais.
Como previsto, no fim da tarde, a despedida da cidade condal, e a despedida foi no imenso aeroporto de Barcelona, onde ainda deu para realizar as últimas compras.
Os alunos finalistas do 9.º ano aconselham realmente a fazer esta maravilhosa viagem mas cuidado no metro, zona dada a pequenos incidentes.
Esperamos que um dia sejam finalistas e que tenham uma viagem tão boa como a nossa, pois melhor não poderia ser!!!


Texto realizado por Judite Leger, 9ºano