quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exposição Ismos do 9.º ano

Está a decorrer, durante o mês de maio, na Biblioteca Escolar, uma exposição subordinada aos pintores modernistas do século XX.
Sendo maio, o mês em que nasceu um dos maiores vultos do Surrealismo Europeu, neste caso Salvador Dali, a turma do 9.º ano, no âmbito da disciplina de História, decidiu selecionar o pintor modernista que os marcou na abordagem da pintura do século XX.
Salvador Dalí foi o artista mais apreciado, mas também as escolhas recaíram em Picasso, Van Gogh, Henri Matisse e Paul Gauguin.
Os alunos além de escolherem os artistas preferidos e as suas respetivas biografias, selecionaram os quatro quadros mais apreciados individualmente, enquadrando os seus gostos num fundo negro.
O título da exposição “Ismos do 9.º ano” deve-se à terminologia final de cada um destes géneros artísticos, Surrealismo (Salvador Dalí), Cubismo (Picasso), Expressionismo (Van Gogh), Fauvismo (Henri Matisse) e Pós-Impressionismo (Paul Gauguin).



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia da Europa na Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira

Na manhã de 9 de maio, alguns alunos do Colégio Bernardette Romeira, deslocaram-se a São Brás de Alportel para participarem nas comemorações regionais do Dia da Europa e desfilarem, vestidos a rigor, com trajes tradicionais europeus. Os alunos do colégio contribuíram ainda para a decoração desta festa com o empréstimo de alguns cenários alusivos à Europa, que tinham sido utilizados no Dia Temático, "Nós e a Europa", deste ano.

Foi oferecido, pela Europe Direct, uma seleção de materiais informativos sobre a União Europeia que estão em exposição na Biblioteca Escolar. A exposição está a ter bastante adesão em relação ao material divulgado, em particular, os "Quantos Queres" da União Europeia.
A equipa da Biblioteca Escolar agradece à Europe Direct o material informativo oferecido.

"Quantos Queres" da União Europeia



terça-feira, 8 de maio de 2012

Exposição de Trabalhos de Língua Portuguesa da turma do 5º ano. - Acrósticoo e Caligrama.

Para melhor compreenderem a nova matéria de Língua Portuguesa sobre "Acrósticos" e "Caligramas", a Professora Ana Almeida lançou um desafio aos alunos do 5º ano: desenharem um acróstico e um caligrama. Estes trabalhos vão estar em exposição na Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira até ao final do mês de maio.
 
Acróstico
São textos onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase na vertical.

Caligrama
É um tipo de poema visual. Através da disposição do texto escrito forma-se um pictograma, que poderá representar um símbolo, um objeto real ou uma imagem.